Onde quer que esteja

encontre os pontos de recolha mais perto de si.

Centros da Rede by GVB

De forma a garantir que todos os utilizadores possam entregar os seus resíduos de baterias e acumuladores (RBA) industriais e para veículos automóveis, a GVB criou a sua própria rede de recolha de RBA, dando cumprimento ao artigo 13.º do DL 152-D/2017.

Os centros de receção estão espalhados por todo o território nacional, e estão aptos a receber qualquer tipo de RBA, independentemente da sua composição química.

Objetivos

Fique a conhecer os nossos Objetivos

Existe uma crescente consciencialização de que a atividade humana está a criar impactes ambientais nefastos no nosso planeta.

A GVB assume o compromisso de atuar de forma a diminuir uma parte dessas ações humanas que degradam o nosso meio ambiente, estimulando o estabelecimento de uma economia verde, diminuindo riscos para o ambiente através de uma utilização eficiente de recursos.

As certificações de Qualidade ISO 9001 e Ambiental ISO 14001 da GVB são um grande passo
nesse sentido.

FAQs

Fique a conhecer as nossas Perguntas Frequentes

1

Porquê entregar baterias usadas num ponto/centro de recolha da rede GVB?

  • Porque as baterias usadas são um resíduo perigoso e não podem ser abandonadas na natureza
  • Porque os pontos/centros da rede GVB reúnem condições que permitem receber as baterias usadas com as corretas medidas ambientais e de segurança.

2

Recebo algum benefício financeiro com a entrega das baterias usadas num dos pontos/centros da rede GVB?

Irá depender da tecnologia da bateria usada (chumbo-ácido, lítio, etc.) e da política de benefícios de cada ponto/centro de rede. Aconselhamos o contacto prévio com o ponto/centro da rede GVB.

3

Como devo transportar as baterias até ao ponto/centro da rede GVB?

  • Se a bateria não apresentar escorrências (presença de líquido), deve transportar na vertical, com os bornes voltados para cima e (se possível) protegidos com invólucros de borracha.
  • Se a bateria apresentar escorrências (presença de líquido), para além de assegurar as condições acima, é IMPERATIVO que use luvas de proteção e que a bateria seja transportada num recipiente plástico, de modo a proteger-se a si e às superfícies.
  • Para mais informações, consulte as FICHAS TÉCNICAS disponíveis em https://gvb.pt/2018/documentos-gvb/

4

Quem é a GVB?

A GVB – Gestão e Valorização de Baterias, Lda. é uma entidade gestora licenciada para a fazer a gestão de baterias industriais e de veículos automóveis, em todo o território nacional.